ESTÁGIO
1 - Partes do Violão; Afinação; Postura, mãos; Apresentação dos novos
acordes; Ritmo; Cifras; Rittornello; Padrões Rítmicos; Chave 1 e 2; Sinais de
Repetição; Letras de músicas para acompanhar com os padrões sugeridos.
ESTÁGIO 2 - Valores semínima e colcheia; Novos acordes; Novos padrões de acompanhamento; Síncope; Semicolcheias; Repertórios com letras das músicas para acompanhar.
ESTÁGIO 3 - Grade com formações de acordes; Tablatura; Convenções; Ritmos; Introdução; Dedilhados; Repertório com letras e introduções.
ESTÁGIO 2 - Valores semínima e colcheia; Novos acordes; Novos padrões de acompanhamento; Síncope; Semicolcheias; Repertórios com letras das músicas para acompanhar.
ESTÁGIO 3 - Grade com formações de acordes; Tablatura; Convenções; Ritmos; Introdução; Dedilhados; Repertório com letras e introduções.
AVANÇADO - O curso avançado prepara o aluno para ingressar no
estágio 3 ou 4 do curso de Violão Erudito (classico ) ou Violão Solo. Muitos
alunos entram no violão popular por ser um curso mais leve e acabam se
identificando e aceitando o curso mais completo
Obs.: Independente do estagio, o Professor estará apto e aberto para atender o aluno conforme a sua necessidade, objetivo, e estilo musical preferido.
ESTÁGIO 1 - Formação de acordes de 3 sons, maiores, menores; Leitura de notas - uma oitava e meia; Leitura de cifra e partitura; Extensão: mais de duas oitavas; Escalas maiores e menores; Exercícios de técnica; Definições teóricas; Introdução à Percepção Rítmica e Melódica; Repertório aplicativos.
ESTÁGIO 2 - Baixo Caminhante; Escalas maiores e menores com bemóis; Clichê; Acorde de bloco; Compassos compostos; Percepção rítmica e melódica; Intervalos maiores, justos, menores, diminutos, aumentados; Escalas harmônicas e melódicas; Formação de acordes de 4 sons: Dominante; Percepção rítmica e melódica; Repertório aplicativo.
ESTÁGIO
3 - Formação de acordes 9º, 11º, 13º; Padrões de acompanhamentos; Harmonizações
- improvisos; Transposições; Ditado harmônico e melódico; Repertório
aplicativo.
Obs.: Independente do estagio, o Professor estará apto e aberto para atender o aluno conforme a sua necessidade, objetivo, e estilo musical preferido.
GUITARRA
ESTÁGIO 1 - A evolução da guitarra; O que é
a guitarra; Nomenclatura da guitarra; O repertório de música na guitarra;
Definições gerais; Sistema musical ocidental; Leitura rítmica; Valores
positivos e negativos; Grupos rítmicos; Leitura melódica; Intervalos no braço da
guitarra; Acordes no braço da guitarra; Grooves; Introdução à técnica;
Elementos básicos principais da técnica da guitarra; Riffs e Licks; Anatomia da
guitarra; Leitura rítmica e melódica; Posicionamento das notas no braço da
guitarra; Escalas e acordes; Pentatônica nas 5 Inversões; Grooves;
Desenvolvimento das habilidades motoras no solo; Hammer-on; Pull-Off;
Bend; Reverse Bend; Vibrato; Bend com Vibrato; Picking harmônico; Mute; Slide;
Trêmulo; Estudos complementares escala/acorde.
ESTÁGIO 2 - Escalas maiores e menores com a pentatônica
respectiva; Escala de rock e Blues; Campo harmônico maior; Intervalos; Locação
Geométrica; Intervalos; Acordes; Repertórios aplicativos; Arpejo; Locação
Geométrica da tríade maior, menor, aumentada, diminuta; Exercícios de
articulações; Escalas maiores e menores com bemóis e a pentatônica respectiva;
Campo harmônico; Sweep Picking; Simetria; Acordes; Base harmônica; Groove;
Solos; Aplicações de pentatônicas.
ESTÁGIO 3 - Modos da escala maior (Jonio, Dórico, Frígio, Lidio, Mixolidio, Eólio, Lócrio); Inversão da pentatônica; Campo harmônico menor; Exercícios técnicos; Escala menor harmônica; Escala menor melódica; Acordes; Base harmônica; Solos aplicativos; Quadro geral dos intervalos; Posicionamento das notas no braço; Exercícios de articulações; Escala diminuta; Escala dominante diminuta; Exercícios de intervalos de 9a, 10a, 11a, 12a, 13a; Escala Hole-Tone; Escala aumentada; Locação Geométrica de Tétrades; Repertório aplicativo.
Obs.: Independente do estagio, o Professor estará apto e
aberto para atender o aluno conforme a sua necessidade, objetivo, e estilo
musical preferido.
INTRODUÇÃO
- Notas musicais; Nomenclatura dos dedos; Acordes; Exercícios de articulação;
Sequência de Dó maior; Padrões rítmicos; Notação musical; Figuras e valores;
Pentagrama e tablatura; Repertório musical; Metodologia adequada para aqueles
que esperam montar um grupo musical de pagode, samba ou chorinho.
ESTÁGIO 1 - Partes do cavaco; Palheta; Regulagem do cavaco; Definições teóricas; A mão esquerda; Acordes; Acidentes musicais; Fórmulas de compassos; Escala natural ou diatônica; Tablatura; Escala cromática com sustenidos; Enharmônicas; Quiálteras; Repertórios.
ESTÁGIO 1 - Partes do cavaco; Palheta; Regulagem do cavaco; Definições teóricas; A mão esquerda; Acordes; Acidentes musicais; Fórmulas de compassos; Escala natural ou diatônica; Tablatura; Escala cromática com sustenidos; Enharmônicas; Quiálteras; Repertórios.
ESTÁGIO 2 - Escalas maiores; Graus; Escalas maiores com bemóis; Tríade; Formação de acordes; Campo harmônico; Propriedades do som; Exercício de velocidade; Transposição; Repertórios; Diapasão; Afinação; Escala cromática com sustenidos a partir da 9a, 13a, 17a casas; Acorde de sétima; Acordes aumentados, diminutos; Repertórios.
ESTÁGIO 4 - Acordes montados sobre a escala de Ré maior, Dó maior; Escalas maiores com bemóis; Acordes dissonantes; Acordes de preparação; Acordes dependentes; Acordes estáveis; Repertórios.
ESTÁGIO 1 - Ritmos e viradas básicas; Valores positivos e negativos; Componentes da baqueta no pentagrama; Ritmos básicos; Ritmos e viradas; Tipos de baquetas; Tipos de pele; Tipos de pratos; Posição dos pés e das mãos; Uso do prato de ataque; Exercícios de velocidade para as mãos; Bumbos e condução em colcheias, semínimas, semicolcheias; Condução no contratempo, Bumbos e condução em tercinas, semínimas, semicolcheias; Bumbos em Semicolcheias, condução em Colcheias, Semínimas; Bumbos em Semicolcheias e Condução dobrada no chimbal; Contratempo; Controle no chimbal; Desenhos de caixa; Desenhos de mão esquerda; Uso do paradiddle; Uso do Drag; Uso de notas fantasmas; Abertura de chimbal em colcheias, em Tercinas, em Semicolcheias; Variações.
ESTÁGIO 2 - Shuffle; Dois bumbos em shuffle; Viradas shuffle; Rap shuffle; Variações na condução; Funk music; Dance music; Pedal ou bumbo duplo; Bumbo duplo em tercinas; Variação de bumbo duplo em sestinas; Desenhos e viradas com bumbo duplo; Compassos por 2, 4, 8 e 16 em Rock; Ritmos samba, jazz, blues; Viradas; Blues notas fantasmas; Reggae em colcheias e semicolcheias; Reggae-Shuffl;, Viradas reggae - colcheias, tercinas.
ESTÁGIO 3 - Rap, jazz, jazz-variações de caixa; Jazz-acentos; Jazz-variações, Uso do bumbo, Viradas em tercinas e sestinas; Jazz waltz; Jazz 5/4, 7/4; Rudimentos simples e duplos; Rudimentos-Paradiddle; Rudimentos com Flam; Rudimentos com Drag; Rulo de cinco toques; Paradiddles; Flam; Uso dos Drags; Samba 1, Samba Pop, Samba Funk, Baião - Ó Xente Music, Carnaval - Axé Music, Olodum, Ritmos Latinos; Partituras.
ESTÁGIO 1 - Função do instrumento na banda; Anatomia do contrabaixo; Postura;
Notas no braço; Exercícios de alongamento; Tablatura; Introdução a teoria;
Exercícios para mão direita; Exercícios rítmicos; Exercícios com cordas soltas;
Cifras; Intervalos; Escalas pentatônicas; Análise intervalar das pentatônicas;
Formação de acordes; Tríade posição fundamental; 1a Inversão, 2a Inversão;
Exercícios de repertórios; Aplicativos.
ESTÁGIO 2 - Escalas maiores e Menores, Ciclo das Quintas, Modos Gregos, Análise, Estudo das Tríades, Tétrades, Estudo dos Modos Gregos no Padrão Vertical com as 3 Digitações Possíveis, No Padrão Horizontal 2 Oitavas, Música para Aplicação das Escalas e Arpejos para Acordes Maiores com Sétima Maior, Para Acordes maiores com Sétima Menor, Para Acorde Menores com Sétima Menor, Formação dos Acordes, Tríades no Padrão de 2 oitavas, Estudo das Tétrades, Acordes no Campo Harmônico Maior, Aplicação dos Acordes nos repertórios.
ESTÁGIO 3 - Introdução ao Slap, Nomenclatura e Exercícios Técnicos no Slap, Postura de Abafamento de Cordas e Grooves de Slap, Arpejos de Tétrades do Campo Harmônico Maior, Exercícios de Slap Hammer-on e Notas Abafadas, Estudo dos Arpejos do Campo Harmônico Maior, ampliado até a 11a, Estudo de Contratempo Pozzoli, Grooves de Slap, Padrões de Modos Gregos de terça, 3 e 4 Notas, Aplicação do Aprendizado em Repertórios.
ESTÁGIO 2 - Escalas maiores e Menores, Ciclo das Quintas, Modos Gregos, Análise, Estudo das Tríades, Tétrades, Estudo dos Modos Gregos no Padrão Vertical com as 3 Digitações Possíveis, No Padrão Horizontal 2 Oitavas, Música para Aplicação das Escalas e Arpejos para Acordes Maiores com Sétima Maior, Para Acordes maiores com Sétima Menor, Para Acorde Menores com Sétima Menor, Formação dos Acordes, Tríades no Padrão de 2 oitavas, Estudo das Tétrades, Acordes no Campo Harmônico Maior, Aplicação dos Acordes nos repertórios.
ESTÁGIO 3 - Introdução ao Slap, Nomenclatura e Exercícios Técnicos no Slap, Postura de Abafamento de Cordas e Grooves de Slap, Arpejos de Tétrades do Campo Harmônico Maior, Exercícios de Slap Hammer-on e Notas Abafadas, Estudo dos Arpejos do Campo Harmônico Maior, ampliado até a 11a, Estudo de Contratempo Pozzoli, Grooves de Slap, Padrões de Modos Gregos de terça, 3 e 4 Notas, Aplicação do Aprendizado em Repertórios.
PROGRAMA:
ESTÁGIO 1 - Consciência Respiratória, Exercícios respiratórios, Respiração Torácica e Abdominal, Padrão Básico de Aquecimento Muscular, Mecanismo de Apoio, Exercícios de Duração, Humming, Mecanismo de Fonação, Alondamento e Aquecimento, Diafragma, Exercícios Técnicos, Percepção Melódica, Pêndulo Respiratório, Preparando o Repertório, Vibração espacial com a vogal A, Registros Vocais, Prática para o palco.
ESTÁGIO 2 - Aquecimento: Rotação de cabeça, Movimento de Sim, e de Não, Rotação Ombros, Portamento em Lábio ou Língua, Chacoalhar Mãos e Pés, Rotação de Quadris. Exercícios Respiratórios: Abdominal, Duração em S sentado, em pé, Staccattos em S, Meio Bocejo, Respiração Buco Nasal, Expansão dos Intercostais, Trenzinho, Percepção da Apnéia, Expansão da Parte alta do Reto abdominal. Exercícios de Duração, Técnica, Prática, Técnica Aplicada, Interpretação, Lição de Casa.
ESTÁGIO 3 - Aquecimento, Apoio Respiratório, Vocalizes, Intervalos 4#, Técnica Aplicada, Desaquecimento, Intervalo 6m, 5J, 4j, 3M, 6m, Inversão de Intervalos 3m, 6M, 2m, 7M, Vocalizes Adicionais, Tríade Maior, Tríade maior com 7M, Tríade Menor com Sétima, Variações na Escala Cromática, Intervalo Diminuto.
ESTÁGIO 1 - Consciência Respiratória, Exercícios respiratórios, Respiração Torácica e Abdominal, Padrão Básico de Aquecimento Muscular, Mecanismo de Apoio, Exercícios de Duração, Humming, Mecanismo de Fonação, Alondamento e Aquecimento, Diafragma, Exercícios Técnicos, Percepção Melódica, Pêndulo Respiratório, Preparando o Repertório, Vibração espacial com a vogal A, Registros Vocais, Prática para o palco.
ESTÁGIO 2 - Aquecimento: Rotação de cabeça, Movimento de Sim, e de Não, Rotação Ombros, Portamento em Lábio ou Língua, Chacoalhar Mãos e Pés, Rotação de Quadris. Exercícios Respiratórios: Abdominal, Duração em S sentado, em pé, Staccattos em S, Meio Bocejo, Respiração Buco Nasal, Expansão dos Intercostais, Trenzinho, Percepção da Apnéia, Expansão da Parte alta do Reto abdominal. Exercícios de Duração, Técnica, Prática, Técnica Aplicada, Interpretação, Lição de Casa.
ESTÁGIO 3 - Aquecimento, Apoio Respiratório, Vocalizes, Intervalos 4#, Técnica Aplicada, Desaquecimento, Intervalo 6m, 5J, 4j, 3M, 6m, Inversão de Intervalos 3m, 6M, 2m, 7M, Vocalizes Adicionais, Tríade Maior, Tríade maior com 7M, Tríade Menor com Sétima, Variações na Escala Cromática, Intervalo Diminuto.
Obs:O
Repertório usado no curso,também poderá ser escolhido pelo aluno conforme o seu
gosto e estilo musical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário